Em 4 de Setembro de 2006 foi criada a Unidade de Saúde Familiar (USF) Valongo, fazendo parte das quatro primeiras USF a nível nacional que iniciaram a sua atividade nesse dia, dando assim início à reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

O grupo de profissionais, constituída por 22 elementos (8 médicos, 8 enfermeiras e 6 secretárias clínicas) acreditou, desde o primeiro dia, nas potencialidades do trabalho em equipa e tornou-se pioneira, abraçando o projeto inovador das USF quando estava a ser implementada esta nova forma de trabalho.

Ao longo deste percurso, destacam-se vários momentos da equipa:

  • Em 1 de Maio de 2008 passou a Modelo B, também no primeiro dia de início deste tipo de Modelo de USF.
  • Em Março de 2009 candidatou-se ao processo de Acreditação com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA) tendo sido a primeira unidade a nível nacional a ser acreditada segundo este modelo (nível “Bom”), dando início a uma cultura de melhoria contínua que se mantém até aos dias de hoje.
  • Em 14 de Março de 2016 a USF obteve o nível “Ótimo” de Acreditação com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde-DGS (segundo o modelo da ACSA), tendo-se tornado na primeira Unidade de CSP a obter este nível em Portugal e Espanha.