As Unidades de Saúde Familiar (USF) são equipas multiprofissionais, parte da Administração Pública, mas com autonomia organizativa, funcional e técnica e que têm como objetivo a prestação de um conjunto de cuidado de saúde a uma determinada população inscrita que se encontra ao seu cuidado. Estas unidades são atualmente regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 103/2023, de 7 de novembro.

Além da sua autonomia, uma das principais características das USF é o seu carácter voluntário, isto é, o conjunto de profissionais que as constituem aceitaram voluntariamente integrar a equipa.

Desta forma, o grupo de profissionais da USF Valongo, constituída por 22 elementos (8 médicos, 8 enfermeiras e 6 secretárias clínicas) acreditou, desde o primeiro dia, nas potencialidades do trabalho em equipa e tornou-se pioneira, abraçando o projeto inovador das USF quando estava a ser implementada esta nova forma de trabalho.

Em 4 de Setembro de 2006 foi criada a USF Valongo, fazendo parte das três primeiras USF a nível nacional que iniciaram actividade nesse momento, dando assim início à reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

Em 1 de Maio de 2008 passou a Modelo B, também no primeiro dia de início deste tipo de Modelo de USF.

Em Março de 2009 candidatou-se ao processo de Acreditação com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA) tendo sido a primeira unidade a nível nacional a ser acreditada segundo este modelo (nível “Bom”), dando início a uma cultura de melhoria contínua que se mantém até aos dias de hoje.

Em 14 de Março de 2016 a USF obteve o nível “Ótimo” de Acreditação com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde-DGS (segundo o modelo da ACSA), tendo-se tornado na primeira Unidade de CSP a obter este nível em Portugal e Espanha.

Poderá saber mais sobre a USF clicando na imagem abaixo: